A pele é o maior órgão do corpo humano, ela reveste praticamente todo o corpo humano, além disso, ela exerce algumas funções vitais ao nosso corpo como: proteção, revestimento, regulagem da temperatura, sensibilidade (calor, frio, dor e tato).
A parte superficial da pele, conhecida como epiderme tem o objetivo de proteger o corpo contra agentes externos e sofre um constante processo de renovação e é por isso que é tão importante realizarmos procedimentos de limpeza de pele, geralmente esse tipo de tratamento é feito no rosto, porém pode ser feito em outras áreas do corpo, como colo e costas.
Para realizar a limpeza de pele é essencial saber o tipo de pele, isso porque os produtos utilizados durante o procedimento agem de acordo com o seu tipo de pele.
O tipo de pele está relacionado à quantidade de óleo na pele, podendo ser: normal, seca, mista ou oleosa; e também de acordo com a quantidade de água na pele: hidratada, desidratada e hiper-hidratada. Veja abaixo quais os tipos de pele e como identificar o seu:
Tipos de pele
Pele normal (Eudérmica)
O termo “normal” é largamente utilizado para se referir à pele balanceada, mas o termo científico para pele saudável é eudérmica. A zona T (testa, nariz e queixo) pode ser um pouco oleosa, mas o sebo total e umidade são equilibradas e a pele nem é muito oleosa nem muito seca. Este é o tipo de pele menos frequente dentre todos os outros, é saudável e tem tex
tura aveludada, seu grau de oleosidade é controlado. O conteúdo de água e óleo da pele normal é equilibrado e seus poros são pouco visíveis.
Neste tipo de pele, o aparecimento de espinhas e manchas é menor.
Como identificar a pele normal?
Poros finos;
Boa circulação sanguínea;
Cor rosada;
Textura aveludada, suave e lisa;
Transparência;
Frescor uniforme;
Sem manchas;
Sem propensão a sensibilidade.
Pele Seca (Alipídica)
É caracterizada por uma maior falta de óleo. A pele seca pode apresentar descamação e vermelhidão, falta de brilho, e tem os poros pouco visíveis normalmente. Neste tipo de pele, o aparecimento de pequenas rugas e fissuras pode ser mais comum. A pele seca pode ser causada por fatores ambientais (como o tempo frio, seco, vento, etc) e também por fatores genéticos. Nesse tipo, banhos muito demorados com água quente favorecem o ressecamento da pele.
Pele Mista
Este tipo de pele é muito frequente, pois é uma mistura da pele seca e da pele oleosa.
Apresenta maior oleosidade e poros dilatados na chamada “zona T” (queixo, nariz e testa), e aspecto de pele seca ou normal no resto do rosto (bochechas e extremidades). O aparecimento de rugas fi nas e descamação é comum, devido à espessura fi na desta pele.
Pele Oleosa (Lipídica)
É conhecida por seu excesso de brilho, devido a uma maior produção de sebo. Neste tipo de pele, o aparecimento de acnes, comedões (abertos ou fechados) e poros dilatados é mais frequente. A pele oleosa pode ser causada pelo excesso de sol, dieta rica em alimentos gordurosos, estresse, alterações hormonais, e também por fatores genéticos. “Oleosa” descreve um tipo de pele com alta produção de sebo.
Pele Sensível
Este tipo de pele é super sensível, e pode ficar vermelha apenas ao encostar a mão ou aplicar algum produto. Geralmente afeta peles mais claras, e reage de forma excessiva aos estímulos internos e externos a que é submetida. Pode ocorrer sensação de coceira, vermelhidão, ardor e ressecamento. Necessário sempre fazer um teste de sensibilidade antes.
Pele Hidratada x Pele Desidratada x Pele Hiper-hidratada
Nos indivíduos com pele hidratada encontramos uma hepiderme saudável, uma quantidade de água é equilibrada e com luminosidade.
Nos indivíduos com pele desidratada encontram na hepiderme um conteúdo de água insuficiente. A pele tem aspecto opaco e pode ocorrer descamação e rugosidade. Nos indivíduos com pele hiper-hidratada encontramos uma hepiderme com um excesso de água. A pele tem aspecto úmido e edemaciado.
Dicas essenciais para todos os tipos de pele
Beber muita água diariamente (em média 2 litros) deixa a pele hidratada, bonita e é essencial para o bom funcionamento de todo organismo;
Alimentação equilibrada e rica em frutas e verduras, além de ser importante para a saúde, deixa a pele ainda mais bonita.
Dormir bem (pelo menos 6 horas) ajuda a evitar as temidas olheiras, o aspecto de cansaço, e claro, é fundamental para a saúde do corpo e mente.
Para uma pele bonita e saudável, nada de cigarros e bebidas alcoólicas.
Limpe e hidrate sua pele diariamente. O ideal é procurar um dermatologista para obter a indicação de um produto correto para o tipo de pele.
Utilize o filtro solar diariamente, independente do clima. Ele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Nas Clínicas Cheflera nossos franqueados contam com linhas completas para cuidados de pele, além de esteticistas altamente capacitadas para cuidar da sua pele e deixar você cada vez mais linda.