Através da simples massagem na orelha, muitos problemas de saúde podem ser aliviados. A auriculoterapia pode ser realizada com muitos instrumentos, como: a agulha, o dedo, calor, sementes, ímã, eletricidade, luz colorida e até raio laser.
O mais importante é seguir os princípios da Filosofia chinesa que parte do pressuposto alcançar o equilíbrio entre as polaridades Yin e Yang.
O médico Paulo Nogier, pai da Auriculoterapia, descreveu nos anos 60, duas técnicas eficientes: massagem de pontos e massagem geral. Às duas técnicas podem ser associadas na mesma sessão. Os tratamentos podem ser realizados diariamente, se necessário até várias vezes por dia.
Objetivo: tratamento reflexológico destinado para aliviar os problemas de saúde e as doenças.
Mapa: imagine que na massagem de orelha a distribuição das partes do corpo segue um mapa clássico representado por uma criança em posição fetal no útero da mãe (de cabeça para baixo).
Instrumento: existem várias formas de estímulo ao pavilhão auricular, que podem ser escolhidas de acordo com a experiência do terapeuta ou de acordo com a resposta terapêutica do paciente. São utilizadas sementes, agulhas filiformes e/ou agulhas semi-permanentes. Podem ser utilizadas também esferas de ouro, prata, aço, cristais, eletroestimulação, laser ou massagens auriculares.
Tratamento: ao encontrar qualquer ponto dolorido, massagear durante um a três minutos o local, alternadamente nos dois sentidos: horário e anti-horário.
Como a massagem é um pouco dolorosa porque o ponto está mais sensível, usar uma pressão forte, mas confortável. Poderá sentir esquentar a orelha, formigamento ou peso. Muitas vezes, à medida que vai girando a caneta esferográfi ca, a dor do ponto vai diminuindo até desaparecer, quando poderá interromper a massagem.
Observação: caso encontrar muito pontos doloridos, escolher os mais sensíveis para massagem.
FONTE