“Franquia de estética é tudo a mesma coisa”, ou então, é o “tipo de negócio que serve para qualquer pessoa”. Se você já pensou em investir em uma franquia de clínica de estética, provavelmente já deve ter se deparado com pelo menos uma dessas afirmações.
Contudo, esteja atento, pois muito do que se diz por aí não passam de inverdades que desestimulam o empreendedor ou o conduzem a erros. Para ter sucesso no mercado de franchising é preciso tomar alguns cuidados, pesquisar bastante e analisar a sua capacidade financeira como empreendedor.
Mas o que são mitos e são verdades na hora de abrir uma franquia de clínica de estética? Como não me decepcionar com o negócio? Se você também anda fazendo essas perguntas, acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai conhecer as principais informações sobre o mercado de estética e vai aprender a identificar se elas são verdadeiras ou se não passam de lendas. Confira!
Mitos e verdades sobre franquia de clínica de estética
O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países com maior fatia do mercado de estética do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a China. Liderado pelos cosméticos, produtos de perfumaria, higiene e pelos tratamentos de beleza, o setor cresceu 567% nos últimos anos. E a perspectiva é que o mercado continue crescendo nos próximos anos.
Aquecido, promissor e principalmente atrativo, o setor de estética ajuda a cuidar da saúde física e mental, já que recupera a autoestima de homens e mulheres. Por meio de tratamentos individualizados, humanizados e acessíveis, uma franquia de clínicas de estética oferece mais qualidade de vida aos seus clientes.
Como aproveitar as oportunidades do setor? Como ser um franqueado de sucesso? Veja adiante algumas verdades e mitos que podem contribuir para o sucesso ou o fracasso do seu negócio!
Investir em um franquia de clínica de estética é sempre sinônimo de sucesso
Mito. Na verdade, o que torna uma franquia de qualquer segmento bem-sucedida é a dedicação integral ao negócio por parte do franqueado. Ainda que você tenha funcionários, deverá estar sempre presente na clínica e se envolver diretamente com as vendas, com os serviços que ela presta e com o atendimento aos consumidores.
Qualquer um pode investir em uma franquia de clínica de estética
Mito. Ter afinidade com produtos e serviços voltados para a saúde, beleza e bem-estar aumentam consideravelmente as chances de sucesso do negócio.
Em outras palavras, isso significa dizer que para investir em uma franquia de clínica de estética não basta somente o investimento financeiro, pois você deve se identificar com esse mercado. Assim, não será apenas mais um franqueado da rede, mas sim, um parceiro de negócios.
Franquia de estética tem faturamento recorrente
Verdade. No caso da Cheflera, por exemplo, há a venda dos dermocosméticos da marca, mas também a aplicação de tratamentos estéticos para diversas finalidades.
Na prática, funciona assim: você vende o tratamento uma única vez e o cliente paga mensalmente para continuar tendo acesso ao serviço. Ou seja, esse é um tipo de negócio que oferece mais segurança financeira para o franqueado. Com ele, é possível prever as entradas de fluxo de caixa, se antecipar a imprevistos e crescer.
É o tipo de negócio ideal para empreendedores inexperientes
Verdade. Algumas pessoas encontram mais facilidade em empreender investindo em uma franquia do que começando um negócio do zero.
Isso por as franquias serem um modelo de negócio já estruturado, com marcas já consolidadas no mercado e produtos com boa aceitação entre os consumidores. Além disso, oferecem todo o suporte necessário para que o franqueado possa administrar bem o seu empreendimento.
Só para ter uma ideia, a Cheflera, uma franquia de clínica de estética brasileira, oferece o planejamento completo da sua loja, incluindo o projeto arquitetônico e toda a mobília. Para garantir que seus franqueados sejam bem-sucedidos, a marca presta assessoria total em todas as etapas do negócio e investe continuamente em tecnologia e treinamentos.
E como se já não bastassem essas vantagens, a Cheflera ainda oferece software de gestão e um e-commerce grátis aos seus franqueados. Dessa forma, além de auxiliar novos empreendedores a fazer uma boa gestão do seu negócio, a Cheflera também possibilita que eles faturem mais vendendo online.
Quer saber mais sobre a franquia de clínica de estética Cheflera? Neste infográfico você vai conhecer tudo sobre o modelo de negócio e como se tornar um franqueado da rede. Baixe já!