Abrir o próprio negócio faz parte dos sonhos da maioria das pessoas. Contudo, ao contrário do que se imagina, essa é uma decisão desafiadora, que requer planejamento, conhecimento de mercado, boa administração e muita criatividade.
A boa notícia é que investir em uma franquia pode ser uma ótima estratégia para driblar essas e várias outras incertezas. Afinal, o modelo de negócios é bem estruturado, possui marcas e produtos já consolidados no mercado e baixa taxa de mortalidade, quando comparado às empresas independentes.
Se você ainda não está convencido de que ser um franqueado é melhor que abrir um negócio do zero, acompanhe o artigo a seguir. Nele, você vai compreender como funciona o mercado de franchising e quais benefícios esse tipo de negócio pode te oferecer.
Ser um franqueado ou abrir o próprio negócio? O que é melhor?
De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias está em plena ascensão. Só no segundo trimestre de 2021 o setor cresceu 48% quando comparado ao mesmo período de 2020. Ainda segundo a entidade, entre os principais motivos para esse desempenho positivo das franquias estão a digitalização dos canais de venda e a confiança que os consumidores têm no modelo de negócio.
Por outro lado, dados do IBGE mostram que em 2020 quase 600 mil empresas encerraram suas atividades. Desse total, mais de 99% eram empresas de pequeno porte, sendo o setor de serviços o mais atingido. Isso, por sua vez, demonstra a força do mercado de franchising: trata-se de um tipo de negócio com grande potencial de sobreviver a crises.
Mas é claro que o baixo índice de mortalidade não é o único fator que faz do mercado de franquias um negócio vantajoso. Continue a leitura e descubra outros que de igual forma merecem a nossa consideração.
Boas franquias oferecem todo o suporte aos seus franqueados
Ao abrir o próprio negócio do zero, o empreendedor tem que pensar em várias etapas do negócio. É preciso fazer uma boa análise de mercado, encontrar bons fornecedores, precificar produtos e/ou serviços, pensar no ponto comercial, na estrutura da loja, entre outros detalhes.
Ao contrário, quando você decide se tornar um franqueado, boa parte dessas preocupações e etapas podem ser puladas. Isso porque geralmente as franquias já possuem boa estrutura e posicionamento de mercado, possuem produtos próprios ou fornecedores únicos.
Além disso, boas franquias também fornecem todo o suporte necessário para que seus franqueados tenham sucesso. De software de gestão para facilitar o dia a dia do franqueado até treinamentos profissionais e suporte de marketing é possível obter nesse modelo de negócio. E o que é melhor: sem ter que pagar nada a mais por isso, pois tudo isso está incluso nos royalties da marca.
Franquias possibilitam ingressar em um mercado promissor: o da estética
É claro que você até pode abrir o próprio negócio no mercado da estética, mas com uma franquia isso será muito mais fácil. Só para você ter uma ideia, ao se tornar um franqueado Cheflera, uma rede de franquias de clínicas de estética, você tem acesso a mais de 100 cosméticos, que podem ser usados em cabine, por esteticistas e também pelos próprios clientes em casa.
Todavia, as vantagens de empreender no mercado de estética não acabam aqui. Com a Cheflera, você também oferece vários tratamentos estéticos aos seus clientes, de massagem redutora a harmonização facial. Com planos de estética criados para atender diferentes necessidades, você expande a sua base de clientes e aumenta as vendas.
Algumas franquias possuem faturamento recorrente
Essa é uma outra vantagem para prestar atenção na hora de abrir o próprio negócio: dependendo da franquia, você pode ter um faturamento recorrente. Algumas franquias, como é o caso da Cheflera, possuem planos de estética por assinatura. Ou seja, você vende o tratamento uma única vez e o cliente paga mensalmente para continuar tendo acesso ao serviço.
Além de não depender de novas vendas para se manter de pé, um negócio com faturamento recorrente também permite que você controle melhor o seu fluxo de caixa, se antecipe aos imprevistos, tome as melhores decisões e faça bons investimentos.
Se convenceu de que ser um franqueado é bem melhor do que abrir um negócio do zero, mas não sabe por onde começar? Então baixe o nosso infográfico e descubra o passo a passo para montar uma franquia de clínica de estética de sucesso!